top of page

Você sabe quem são os "Prosumers"?

 

Prosumer, em inglês, é a união da palavra producer (produtor) e consumer (consumidor). Significa que o consumidor é em simultâneo, produtor e consumidor de conteúdo. O termo prosumer foi utilizado pela primeira vez pelo futurólogo Alvin Tofler, em seu livro “A Terceira Onda”, de 1980 (Troye; Xie, 2007; Fonseca et al., 2008; Islas-Carmona, 2008).

Os prosumers apresentam algumas características específicas, dentre as quais o fato de dominarem a tecnologia e a utilizarem para comunicar e fazer escolha, estarem sempre conectados e serem capazes de influenciar quem os rodeia.

Os prosumers ditam tendências, ou seja, eles são influenciadores que geram opiniões importantes – positivas ou negativas -, principalmente via internet. É aquele consumidor que se envolve com a marca, que quer conteúdo porque ele gosta da marca. Se bem engajados eles serão “defensores” da marca da empresa e irão difundir a mensagem proativamente, visando audiência, destaque, reputação e respeito para a marca.

Troye e Xie (2007) afirmam que a compreensão do comportamento dos prosumers é fundamental na criação de ideias úteis e no entendimento das tendências de comportamento do consumidor, pois são consumidores proativos e dinâmicos, que compartilham seus pontos de vista e estão na vanguarda da tecnologia. Fonseca et al. (2008) destacam a evidente importância dos prosumers como influenciadores do mercado e da produção até o consumo. Tapscott (2010) afirma que o momento atual é de compartilhamento e ascensão das redes de influência; por isso, entender os prosumers é primordial para as empresas, pois o impacto que eles causam no mercado de consumo não está somente no poder de compra, mas no da influência. Existe o desejo de viver experiências e interagir com as empresas, os prosumers querem ser envolvidos na inovação dos produtos e estão se preparando para que as experiências ocorram (Tapscott, 2010).

 

Importância dos prosumers

Os prosumers são considerados atualmente os principais influenciadores e tornara-se a chave para prever tendências emergentes quando o assunto é comportamento de consumo.

O grupo Havas, um dos maiores grupos de comunicações no âmbito global, produz vários estudos sobre este tipo de consumidor, que é considerado o mais early adopter (pessoa mais disposta a usar novas tecnologias) e que antecipa tendências, é mais influente nas comunidades em que atua, é mais proativo e consciente social.

Os prosumers podem opinar sobre os métodos de produção, fazer críticas ou elogios, comparar preços. Eles, em sua maioria, possuem uma visão e preocupação sustentável (produtos ecologicamente corretos, responsabilidade social corporativa, etc.) e descrevem suas experiências com as marcas, produtos e serviços na internet, através de sites, blogs ou perfis em redes sociais.

Segundo o especialista o prosumer é focado na informação. “Ele quer saber sobre tudo que lhe interessa e compartilha este conhecimento com as pessoas, sendo, muitas vezes, considerado referência. Ele pode ficar na fila da loja para adquirir um novo gadget, sabe todas as especificações e após adquirir vai em sites especializados, baixa apps e compartilha reviews nas comunidades”.

Pergunta:

Por que uma empresa precisa dos prosumers?

 

É mais uma maneira de atrair e fidelizar mais clientes. O prosumer é um canal de feedback que ajudará nas estratégias de marketing da empresa.

Ele ajuda o profissional de marketing digital da empresa a ter alguns insights para aplicar em suas ações de negócios, pois são elos de comunicação para criar demandas e atitudes. Como você gostaria de ver a marca? Como você gostaria que colocássemos nossa comunicação? E as nossas ações? São alguns questionamentos que as marcas podem  explorar com o seu prosumidor.

Importante Saber:

Philip Kotler, considerado o “guru do marketing” reconheceu a importância dos prosumers para marcas e profissionais de marketing em seu artigo “Advances in Consumer Research Volume 13 – ‘O Movimento Prosumer: um novo desafio para os profissionais de marketing'” .

 

Momento Plá...

Quem são os "Prosumers"

WhatsApp
bottom of page