top of page
logo-caeduca-alterada.png

NETNOGRAFIA: REFLEXÕES DO MÉTODO DE PESQUISA QUALITATIVA ON-LINE

COM APLICAÇÃO DO SOFTWARE ATLAS.TI 9

 

Claudio Luiz Ariani Fontes 

Mestre em Administração

contato.claudiofontes@gmail.com

Introdução

Desde dezembro de 2019, a população mundial vem sofrendo impactos, em maior ou menor grau, com a pandemia da Covid-19. Esses impactos afetam também o campo da pesquisa empírica, que em tempos de isolamento social a solução é recorrer aos canais digitais de comunicação como alternativa de fluxo para estudos e coleta dos dados. Neste sentido, a netnografia ganha força propondo aos pesquisadores o curso de uma metodologia mais apropriada para o momento atual. Logo, este artigo teórico propõe uma reflexão na literatura sobre a pesquisa qualitativa on-line para discutir o uso da netnografia com a utilização do software ATLAS.ti 9,  pretendendo elucidar um fluxo detalhado dos métodos utilizados para o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa netnográfica crível e de qualidade.

Este estudo se justifica também, pelo momento atual de isolamento social e visa trazer novas opções para a pesquisa científica. Outro ponto favorável é a falta de trabalhos que apresentem um fluxo claro da pesquisa netnográfica com aplicação do software ATLAS.ti 9 na análise e tratamento dos dados coletados on-line. Sendo assim, este estudo pode auxiliar alunos e pesquisadores a ampliar conhecimentos sobre uma metodologia eficiente e praticável nas redes e comunidades virtuais, sendo útil para futuros trabalhos empíricos de diversas áreas do conhecimento, além das pesquisas no campo do marketing desenvolvidas para investigar as relações sociais do consumo nas redes virtuais.

Diante disso, o objetivo deste artigo é: discutir o método da netnografia com aplicação do software ATLAS.ti 9 e propor um fluxo claro para a construção de pesquisas qualitativas on-line. Será necessário também: analisar os avanços e perspectiva da pesquisa netnográfica,  compreender o contexto das redes e comunidades virtuais para o fluxo do método da pesquisa netnográfica e justificar o uso do software ATLAS.ti 9 na análise dos dados.

 
 

Artigo apresentado no CAEduca

Congresso Internacional de Altos Estudos em Educação.

Mai - 2021

Evento On-line

 
 
logo-caeduca-alterada.png

LUXO E MODA NO MERCADO ON-LINE:

IMPACTOS DA PANDEMIA SOBRE AS MARCAS

 

Claudio Luiz Ariani Fontes 

Mestre em Administração

contato.claudiofontes@gmail.com

Introdução

Com os avanços tecnológicos, anunciados desde a década de 90, a era digital já despontava como uma nova revolução do mercado mundial. Aliado a esse crescimento rápido e progressivo surgem as novas redes sociais, as comunidades de relacionamentos virtuais, além do comércio de vendas on-line que propõe uma nova alternativa para venda de bens e serviços. Diante desse cenário, busca-se entender como as maiores marcas de moda do luxo e do mundo estão atuando estrategicamente sua comunicação em tempos de pandemia para manter-se relevante frente ao mercado on-line brasileiro.

Diante do momento atual de pandemia da Covid-19, onde as marcas de luxo foram obrigadas a fechar seus pontos comerciais e buscarem alternativas para a divulgação e venda de seus produtos. Diante disso, abrem-se lacunas para descrever o panorama geral das estratégias de comunicação digital no mercado on-line brasileiro das marcas de moda mais valiosas do mundo, com base no Interbrand Best Global 2020[1]. Os dados coletados podem revelar diversos impactos a marca no âmbito da sua imagem, do valor de mercado e da comunicação com o consumidor. Dentre as marcas de moda que estão entre as 100 mais valiosas do mundo, estão: Louis Vuitton, Chanel, Hermès, Gucci, Zara, H&M, Cartier, Dior, Tiffany e Co., Burberry e Prada.

 

[1]  Site Interbrand. In: Best Global Brands. Disponível em: <https://interbrand.com/best-global-brands/>. Acesso em: 6 jan. 2021.

 
 
 

Artigo apresentado no CAEduca

Congresso Internacional de Altos Estudos em Educação.

Mai - 2021

Evento On-line

 
 
 

CAEduca 2021

Publicações

26 a 28 de maio

Evento Exclusivamente On-line

WhatsApp
bottom of page