top of page
Logo_CienciaeConexaoDigital.png

Mendeley - Gerenciador de Referências

Atualizado: 12 de abr. de 2021

Mendeley 'Desktop'



Sou pesquisador do campo de estudos das Ciências Sociais Aplicadas e atualmente utilizo uma ferramenta online interessante para organização das citações e referências dos textos que escrevo, gerando agilidade e qualidade da organização do trabalho, otimizando tempo no momento da escrita. Como o Mendeley pode auxiliar o autor na organização do seu trabalho?


Qualquer bom trabalho de produção acadêmica (monografias, TCC, dissertações, teses, artigos científicos, resumos expandidos, resenhas, entre outros) precisam de uma bibliografia decente. Com este olhar, é que estimulamos a comunidade acadêmica a conhecer o Mendeley Desktop, uma plataforma simples que tem a propriedade de ajudar a gerenciar as referências e organizar todo o trabalho científico. Outra vantagem existente no Mendeley, é que o autor pode usar para interagir e contribuir com outros autores online, além, de poder descobrir as mais recentes atualizações no seu campo de estudos. Portanto, o Mendeley Desktop é uma ferramenta eficaz para referenciar seu trabalho científico com excelente qualidade, a ponto de ser elogiado pelos leitores professores e pesquisadores. Outro ponto positivo, é a facilidade de utilização onde apresenta um campo visual limpo e auto explicativo. De fato, ele irá organizar as citações e referências que você usou no seu trabalho de forma simples, rápida e conveniente.



Na imagem acima observa-se o campo visual da plataforma que consegue criar automaticamente suas citações (diretas ou indiretas) e referências bibliográficas nos seus documentos do Microsoft Word e OpenOffice, colaborando de forma fácil e rápida com o autor e seus coautores.


Outro ponto positivo desta ferramenta é a capacidade de guardar e abrir os arquivos de artigos, periódicos, livros, capitulo de livros, resenhas, resumos em PDF. Diante disso, o autor pode abrir seus arquivos PDF na base de referência do Mendeley e adicionar notas e lembretes no corpo dos documentos, que poderá ser utilizado no futuro quando o autor tiver qualquer tipo de necessidade ou dúvidas sobre uma referência. Iniciar um projeto de pesquisa, um artigo, dissertação pode ser algo que o trabalhoso, mas se o autor imprimir disciplina e planejamento utilizando o Mendeley de forma precisa, poderá simplificar muitos dos passos do processo de idealização do trabalho, desde a busca inicial à descoberta de material de leitura e até à análise. O Mendeley proporciona economia de tempo criando citações diretas ou indiretas e bibliografias com o formato correto, seja nas normas da ABNT, APA e outras, porque ao invés de conferir seu trabalho à procura de erros na formatação, você pode fazer tudo isso automaticamente com apenas alguns cliques. Ao usar Mendeley Desktop ele identifica outros pesquisadores do seu campo de estudo e você terá acesso a mais de um milhão de outros pesquisadores e pesquisadoras do mundo todo com quem você pode sincronizar e compartilhar o seu trabalho.


Convido você, autor, autora, professor, pesquisador, estudante, a conhecer essa excelente plataforma com diversos benefícios para a academia. Sempre estarei a disposição para qualquer esclarecimento, dúvidas ou até ministrar uma aula de como usar o Mendeley de forma eficaz.

Meus contatos no final deste artigo.


Resumo:

  • Gere bibliografias automaticamente

  • Colabore facilmente com outros pesquisadores on-line;

  • Importe com facilidade artigos de outros softwares de pesquisa;

  • Encontre artigos relevantes com base no que você estiver lendo;

  • Acesse seus artigos on-line em qualquer lugar;

  • Leia artigos em qualquer lugar com aplicativos para iOS e Android.


Veja abaixo como é fácil baixar o Mendeley e usar em seu PC, notebook, celular, ipad e smartphone.

É possível fazer download em versão desktop para computadores compatíveis com sistema MAC, Linux e Windows e acessar a versão web pelo site e por meio do aplicativo disponível para smartphones (tanto na App Store quanto Google play). Faça o download do Web Importer no seu navegador de internet aqui. Ele ficará no seu navegador na parte superior direita em forma do logotipo do Mendeley, ao clicar nele a página ou documento em questão será encaminhado para a sua biblioteca do Mendeley. Instale o Citation Plugin em seu computador para que assim ao realizar seus trabalhos utilizando o Microsoft Word (incluindo Word para MAC e LibreOffice) você consiga exportar citações e referências dos arquivos da sua biblioteca do Mendeley. Clique aqui para instalá-lo. Em caso de dúvidas, acesse o manual clicando aqui.

Para usar todos os seus serviços, deve-se somente realizar um cadastro e seguir o passo-a-passo demonstrado no vídeo. Mendeley passo-a-passo em vídeo.

​Claudio Fontes

Mestre em Administração pela UNIFACS

Celular e WhatsApp: (71) 9 8206.7271

9 9155.1955

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp
bottom of page